6 de fevereiro de 2014

Capim-estrela

Os Gerais do Rio Preto são margeados no nascente por amplas e imponentes escarpas verticais, torres abruptas de rocha fragmentada, sulcada em linhas horizontais levemente oblíquas, e no poente por colinas suaves, delicadas e sinuosas. Toda amplidão do terreno plano que conduz a água preta do rio está coberta por um tapete verde e macio de capim. No entardecer o sol reflete em pétalas brancas e discretas criando manchas douradas que parecem flutuar sobre o capim conduzidas pelo vento fresco que carrega consigo as sombras suaves do crepúsculo. Com a luz intensa do dia banhando os gerais, é difícil perceber a poesia daquelas pétalas encabuladas. Capim-estrela. O nome já é uma canção. Um poema repleto de metáforas e significados. Capim-estrela.

O entardecer nos Gerais do Rio Preto


A vida no Vale do Paty segue ritos que há muito se perderam. A liturgia do morador do vale em seu cotidiano assemelha-se a contos antigos ou histórias de sertões remotos. No fundo do enorme vale algumas casas simples persistem girando em uma órbita diferente da urbanidade industrial e mecanizada que engoliu o mundo. As portas são baixas, algumas paredes de taipa, as telhas moldadas à mão sobre as coxas, o chão dos quartos é de terra batida, o fogão é à lenha, o banheiro fica do lado de fora, não há energia elétrica nem sinal de celular. Se quiser falar com Dona Maria, precisa caminhar até sua casa e olhar-lhe nos olhos. Dona Léia nos recebe dentro de casa e acompanhamos sua lida em torno do fogão a lenha que prepara o jantar. Sua mãe de 76 anos que mora em Guiné de Cima e nas temporadas mais agitadas sobe à pé os gerais, atravessa o campo e desce ao vale para ajudar a filha, num trecho de mais de 20km, aparece trazendo lenha. Seu irmão chega com notícias da cidade e das trilhas no vale. Há algum problema no Wilson, uma mula se machucou e é só isso que pudemos entender daquela conversa empolgada em família. Há um dialeto local, de sertão e serra, de caboclos e antigos, que nos isola daquele diálogo intenso. Quando querem que saibamos de algo, falam de forma distinta e as palavras e frases passam a fazer sentido.

Na venda da igrejinha, há 1 hora de trilha da casa de Léia, descansa uma geladeira azul bebê embrulhada em plástico bolha. Seu Antônio a trouxe nas costas de Guiné em um dia inteiro de caminhada (ela é pesada demais pras mulas, me confidencia seu Antônio). Está lacrada "esperando a placa", que é o conjunto de captação de energia solar que fará finalmente a cerveja gelar. É preciso buscá-lo na cidade, mas o kit desmontado vai caber nos cestos e será transportado no lombo das mulas, para alegria do dono da venda, penso eu, apesar de ele não reclamar de nada.

Em cima do vale, já no caminho de volta, observo longamente os gerais verdes, cobertos de capim. Capim, o símbolo daquilo que há de mais ordinário, banal, rasteiro, medíocre e comum. Um campo de capim. Então o sol desce até o horizonte e reflete nas discretas pétalas brancas deste capim, banhando os gerais de dourado. Estrela, a metáfora daquilo que é extraordinário, exótico, inusitado, singular e admirável. Capim-estrela. Caminhar nos Gerais do Rio Preto é mover-se sobre o solo santo de um poema vivo.

0 comentários:

Postar um comentário