16 de abril de 2014

Páscoa é quarto de adolescente

É verdade que o Natal virou o feriado mais famoso do calendário cristão. Mérito maior do Papai Noel e todo aparato comercial em torno dele, é claro, além das férias que acompanham a festividade. Você me dirá que a universalização da Páscoa também é fruto de aparatos comerciais, com seus coelhos e ovos, e eu não terei como negar, mas não é isso que vem ao caso agora.

O que é preciso salientar é que é a Páscoa, e não o Natal, o Grande Evento que virou o mundo de pernas para o ar. Deus entre nós em carne e osso (o Natal), teria sido história razoável para a humanidade não tivesse ele morrido esfolado e solitário em humilhante evento público. É esse o evento que inverte tudo, que revira tudo, que descontrói tudo, que deixa tudo de pernas pro ar, feito quarto de adolescente. O nascimento do menino Deus é belíssimo e cativante. Deus nu e em farrapos na cruz é rude e revoltante.

"Salvou a outros e a si mesmo não pode salvar", é o que diziam, orgulhosos de si, os fariseus ao pé da cruz. E estavam certos. De fato não podia. A cruz não é só Deus em farrapos. É Deus fraco e sem poder. Porque se salvasse a si mesmo, seria o triunfo da força e o consequente fim de sua mensagem de graça e amor irrestritos. Se salvasse a si mesmo, condenaria a humanidade a seguir o caminho do poder, da opressão do forte sobre o fraco. Mas o amor o colocou nessa incrível sinuca de bico: para salvar os outros, não poderia salvar a si.

O amor é o sentimento dos fracos, era argumento recorrente de Nietzsche. E ele não podia estar mais certo. Foi o amor que levou Deus à insanidade de esvaziar-se de si e, portanto, fragilizar-se por completo, tornando-se um de nós e obedecendo até a morte a voz interior que lhe dizia que a vitória do amor faria tudo valer à pena.

Sim, Cristo ressuscitou, mas só depois de haver vivido e morrido. É assustadoramente ridículo ter que afirmar o óbvio mas é, acima de tudo, necessário. Porque seguir o mestre é seguir seus passos enquanto vivo. É portanto, fragilizar-se como ele, para que triunfe o amor.

-----------------------



PEDRA
Tuco Egg / Gladir Cabral

Eu era pedra e ainda sou
Eu era vidro, eu era seda
Eu era cera, cristal
Quem dera

Eu era pedra e ainda sou

Era menino, era criança
Era esperança, amor
Pudera

Eu era pedra e ainda sou

Eu era hoje, seda e cristal
criança e amor, eu era
e ainda sou

0 comentários:

Postar um comentário